Ir para o conteúdo

3.1. Criando um banco de dados

Um banco de dados no PostgreSQL é um contêiner que armazena tabelas, índices, funções, procedimentos armazenados e outros objetos relacionados. Antes de começar a trabalhar com o PostgreSQL, é necessário criar um banco de dados onde você poderá armazenar seus dados e executar consultas.

Neste tópico, você aprenderá como criar um banco de dados usando a interface de linha de comando do PostgreSQL (psql).

Acessando o psql

Antes de criar um banco de dados, certifique-se de que está conectado à interface de linha de comando do PostgreSQL (psql). Você pode seguir as etapas descritas na seção anterior para acessar o psql localmente ou remotamente, conforme necessário.

Criando um banco de dados

Para criar um banco de dados no PostgreSQL, você pode usar o comando CREATE DATABASE seguido pelo nome do banco de dados desejado. Aqui está a sintaxe básica do comando:

CREATE DATABASE <nome_do_banco_de_dados>;

Substitua <nome_do_banco_de_dados> pelo nome do banco de dados que você deseja criar, por exemplo: meu_db. Neste caso o comanda ficaria assim:

CREATE DATABASE meu_db;

Ao executar o comando acima, o PostgreSQL criará um novo banco de dados com o nome especificado. O banco de dados será criado com as configurações padrão do servidor.

Você também pode especificar outras opções ao criar o banco de dados, como a codificação de caracteres, a localidade e as permissões. Aqui está um exemplo:

CREATE DATABASE meu_db
    ENCODING 'UTF8'
    LC_COLLATE = 'pt_BR.UTF-8'
    LC_CTYPE = 'pt_BR.UTF-8'
    OWNER = meu_usuario;

Nesse exemplo, estamos criando um banco de dados com codificação UTF8 e com localidade e tipo de caracteres definidos como "pt_BR.UTF-8". Além disso, estamos atribuindo o proprietário do banco de dados ao usuário "meu_usuario".

Verificando a criação do banco de dados

Após criar um banco de dados, você pode verificar se ele foi criado com sucesso. Para isso, você pode listar todos os bancos de dados disponíveis usando o comando \l ou \list no psql:

\l

Isso exibirá uma lista de todos os bancos de dados existentes, incluindo o que você acabou de criar.

Excluindo um banco de dados

Se por algum motivo você precisar excluir um banco de dados, pode usar o comando DROP DATABASE seguido pelo nome do banco de dados. Aqui está a sintaxe básica do comando:

DROP DATABASE <nome_do_banco_de_dados>;

Lembre-se de substituir, <nome_do_banco_de_dados> pelo nome do banco de dados que você deseja excluir, por exemplo: meu_db. Neste caso o comanda ficaria assim:

DROP DATABASE meu_db;

Cuidado!

Tenha cuidado ao usar o comando DROP DATABASE, pois ele irá excluir permanentemente todos os dados e objetos associados ao banco de dados.

Dicas Úteis

  • Use nomes de banco de dados descritivos e significativos para facilitar a identificação e o gerenciamento;

  • Verifique se você tem as permissões necessárias para criar um banco de dados. Se você não for um superusuário ou não tiver as permissões adequadas, pode receber um erro de permissão negada ao tentar criar um banco de dados.

Parabéns! Agora você sabe como criar um banco de dados no PostgreSQL usando a interface de linha de comando. Você pode continuar explorando os recursos do PostgreSQL e começar a criar tabelas, inserir dados e executar consultas no seu novo banco de dados.

Espero que este guia seja útil para você.